Liberalismo e Socialismo
"Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." (Adam Smith)

O dinheiro é o valor universal e autoconstituído de todas as coisas. Despojou, assim, o mundo inteiro, tanto o mundo humano como a natureza, do seu próprio valor. O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da vida do homem, e esta essência alienígena domina-o enquanto ele a idolatrar.” (Karl Marx)

Liberalismo e Socialismo (apresentação em pdf)
A (Con)sagração do Capital. Leitura altamente recomendável.
Capitalismo: Uma História de Amor [Capitalism: A Love Story]. Michael Moore, EUA, 2009, 127 min. Qual o preço que os EUA pagam por seu capitalismo?
Germinal [Germinal]. Claude Berri, FRA, 1993, 170 min. O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões.
The CorporationMark Achbar e Jennifer Abbott, CAN, 2007, 145. Indispensável! As repercussões da hegemonia das corporações na sociedade e na vida das pessoas.

0 comentários:

Bookmark and Share