“As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência.”
Edward Grey, Secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, agosto de 1914
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi a culminância de um amplo processo de competição de mercados e de conflitos entre velhos e modernos Estados europeus, particularmente entre Alemanha, Inglaterra e França. A corrida armamentista entre a França revanchista e a Alemanha expansionista e a disputa dos mares com a Inglaterra levaram à primeira conflagração mundial. Além disso, a necessidade de conquista de novos mercados era uma decorrência dos avanços do capitalismo. (...)
Aula (apresentação em .pdf)
Resumo
Excelente documentário da BBC sobre o Primeiro Grande Conflito Mundial. Diferentemente dos documentários produzidos até hoje que sempre retrataram a Primeira Guerra Mundial sob a ótica norte-americana, este, retrata diferentes visões do conflito, mostrando a guerra na Rússia, Arábia, África entre outros países. A Primeira Guerra Mundial, não se ateve somente aos seus 4 anos cronológicos, mas sim, teve conseqüências muito mais graves do que as milhares de mortes que causou. A pior dessas conseqüências foi à preparação para o maior conflito armado que a humanidade já viveu.
La France (La Fance). Serge Bozon. Fra. 2007, 100 min.
St. George Shoots the Dragon (Sveti Georgije Ubiva Azdahu). Srdjan Dragojevic. Ser. 2009, 120 min. Nota: baseado em fatos reais.
A Casa das Cotovias (La Masseria delle Allodole). Paolo e Vittorio Taviani. Ita. 2007, 122 min. Nota: baseado em fatos reais tendo como pano de fundo o massacre dos armênios.
A Grande Ilusão (La Grande Illusion). Jean Renoir. Fra. 1937, 144 min. Nota: um clássico do cinema.
Meu Filho Jack (My Boy Jack). Brian Kirk. Ing., 2007, 93 min. Nota: história baseada em fatos reais.
Flyboys (Flyboys). Tony Bill. Fra/EUA. 2006, 139 min. Nota: vale apenas pelas cenas de combate aéreo.
Glória Feita de Sangue (Paths of Glory). Stanley Kubrick. EUA. 1957, 87 min. Nota: um clássico!
Feliz Natal (Joyeux Noël). Christian Carion. Fra. 2005, 116 min. Nota: baseado num fato real: na véspera do Natal de 1914, oficiais e soldados que diariamente massacravam uns aos outros desde trincheiras distantes apenas 100 metros umas das outras depuseram suas armas para compartilhar vinho e comida, trocar fotos e recordações e ainda disputar uma partida de futebol na neve.
0 comentários:
Postar um comentário