O Entre Guerras e a Grande Depressão
Em agosto de 1929 o professor Irving Fisher (1867-1947), o mais prestigiado economista norte-americano, estimava que o preço das ações em Wall Street havia atingido um “plateau permanentemente alto”. Em outubro daquele ano, a Bolsa de Valores de Nova York sofreu o maior colapso de sua existência sendo seguida pela mais severa crise macroeconômica enfrentada até então por uma economia capitalista industrializada.
Com o colapso financeiro da Bolsa de Nova York, a economia mundial entrou na mais profunda e generalizada depressão. Entre os anos 1928 e 1935, as principais economias nacionais sofreram contrações em profundidade jamais testemunhada na história da economia mundial. Com efeito, nem na Primeira Guerra Mundial o produto interno mundial caiu com tal intensidade.
A Crise de 1929 (publicado na Rev. Ciência Hoje)
Tragédia em Wall Street
A quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, marcou o fim de uma era de euforia e prosperidade e preparou o cenário para uma depressão mundial que culminaria na Segunda Guerra
A Noite dos Desesperados [They Shoot Horses, Don't They?] Sydney Pollack, EUA, 1969, 120 min. - Durante a grande depressão dos anos 30, muitas pessoas topavam tudo por dinheiro. Uma grande maratona de dança era a única saída para ganhar alguns trocados, e a exaustão era somente um obstáculo que eles teriam que superar. Um belíssimo filme baseado no livro de Horace McCoy.
As Vinhas Da Ira [The Grapes of Wrath] John Ford, EUA, 1940, 129 min. - Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações, e quando chegam na "Terra Prometida", descobrem que é um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado. Imperdível!

0 comentários:

Bookmark and Share