A Baixa Idade Média
A partir do século XI, a classe artesã e a classe dos mercadores, que se haviam tornado mais numerosos e muito mais indispensáveis à vida de todos, afirmaram-se cada vez mais vigorosamente no contexto urbano, em especial a classe dos mercadores, pois a economia medieval, a partir da grande renovação desses anos decisivos, foi sempre dominada, não pelo produtor, mas pelo comerciante.” Marc Bloch, A Sociedade Feudal.
Nesta aula: as Cruzadas, o Renascimento Comercial e Urbano, a Formação das Monarquias Nacionais e a Cultura da Idade Média.

Baixa Idade Média - Aula (apresentação em pdf)
A grande peste - A doença foi levada para a Europa por ratos e pulgas. Uma em cada três pessoas morreu em menos de cinco anos. Nunca, nenhuma guerra ou catástrofe matou tanta gente em tão pouco tempo: 25 milhões de pessoas
 Cruzadas: a visão dos árabes - Durante duzentos anos cavaleiros e peregrinos plebeus lutaram em 8 expedições que saindo da Europa atacaram territórios no Oriente Médio. Todas com exceção da primeira destas expedições foram derrotadas e algumas delas sequer chegaram a atingir a Palestina, preferiram ficar pelo caminho e saquear a Bizâncio ortodoxa.
A cruzada das crianças - Liderados por meninos pobres, milhares de camponeses, mendigos e doentes cruzaram a Europa, em 1212, em procissões que queriam chegar a Jerusalém
Templários: Guerreiros de Cristo - Os templários eram religiosos fanáticos, cavaleiros temidos e banqueiros poderosos, mas nada disso os livrou da morte trágica. Conheça a saga da mais misteriosa ordem católica medieval.
Lista de Exercícios (com gabarito)
As Cruzadas - Documentário do History Channel
A Peste Negra - Documentário do History Channel
O Sétimo Selo [Det Sjunde Inseglet] Ingmar Bergman, Suécia, 1957, 98 min.
De volta das Cruzadas um cavaleiro disputa uma partida de xadrez com a Morte. Um clássico.

0 comentários:

Bookmark and Share