Idade Média: Feudalismo
Todos vêem que não tenho nada com que possa me nutrir ou vestir. Por isso, meu senhor, pedi a vossa piedade, e a vossa boa vontade ma concedeu, de submeter-me à vossa tutela. Faço isso com a condição de receber aquilo com que possa me nutrir e viver, em troca do meu serviço e da minha devoção. Enquanto viver, mesmo permanecendo livre, dar-vos-ei serviço e fidelidade. Não terei possibilidade de libertar-me do vosso serviço e da fidelidade a vós devida. Mas, em troca, por toda a minha vida ficarei sob o vosso poder e a vossa proteção.”

Aula (apresentação em pdf)
Cátaros: Hereges, graças a Deus [Rev. Superinteressante]
O Vale das Abelhas [Údolí vcel], Frantisek Vlácil, Tchecoslováquia, 1968, 97 min.
Uma obra poética ambientada na Idade Média
Conquista Sangrenta [Flesh+Blood], Paul Verhoeven, 1985, EUA, 127 min.
Violenta aventura passada em tempos medievais.
O Incrível Exército de Brancaleone [L`Armata Brancaleone], Mário Monicelli, 1965, ITA, 120 min.
Deliciosa satira ao mundo medieval.

0 comentários:

Bookmark and Share