O Ovo da Serpente
"A natureza é cruel; então também estamos destinados a ser cruéis. Ao enviar a flor da juventude alemã para a chuva de metais da guerra sem o menor remorso pelo precioso sangue deles que está sendo derramado, eu deveria ter o direito de eliminar milhões de uma raça inferior que se multiplica como verme." (Adolf Hitler, 1889-1945)
Durante os 21 anos entre as duas grandes guerras, chocou-se o “ovo da serpente”: a ascensão do fascismo na Itália, na Alemanha, na Espanha e em outros países. A violência da Guerra Civil Espanhola (1936-39) apontava para a grande guerra que em breve engolfaria a Europa e, pouco depois, o planeta inteiro.
Nesta aula: Nazifascismo; Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial.
Aula (apresentação em pdf)
Filmes sobre a Segunda Guerra: Entre a Arte e a Pipoca - Seleção e comentários de João Barone.
Apocalypse: Redescobrindo a 2º Guerra Mundial - Um excelente documentário, com material resultado de ampla pesquisa.
Arquitetura da Destruição [Architektur des Untergangs]. Peter Cohen, ALE/SUE, 1989-92, 121 min. Consagrado como um dos melhores estudos sobre o nazismo, é um documentário obrigatório.
Noite e Neblina [Nuit et Brouillard]. Alain Resnais, com texto de Jean Cyrol. FRA, 1955, 32 min. Também obrigatório, é um dos mais importantes documentários da história do cinema.
Vá e Veja [Idi i Smotri]. Elem Klimov. RUS, 1985, 140 min. Impressionante e vigoroso filme russo, Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Imperdível.
Cartas de Iwo Jima [Letters From Iwo Jima]. Clint Eastwood, EUA, 2006, 140 min. A resistência dos japoneses em Iwo Jima, considerada a última linha de defesa do Japão.
A Queda! As Últimas Horas de Hitler [Der Untergang]. Oliver Hirschbiegel. ALE, 2004, 156 min. Polêmica reconstrução dos últimos doze dias da vida de Hitler, baseado nas memórias de sua secretária particular.
O Triunfo da Vontade [Triumph des Willens]. Leni Riefenstahl. ALE, 1935, 110 min. O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934, documentado de maneira impressionante por Leni Riefenstahl, a grande cineastado nazismo. Obrigatório!
Europa [Europa]. Lars Von Trier. DIN/ALE/FRA, 111 min. Uma visão da Alemanha no imediato pós-guerra.
A Língua das Mariposas [La lengua de las mariposas]. José Luis Cuerda, ESP, 1999, 91, min. Delicado e belo filme retrata a relação de um professor e um garoto no início da Guerra Civil Espanhola.
O Labirinto do Fauno [El Laberinto Del Fauno]. Guillermo del Toro, MEX/ESP, 2006, 117 min.
Na Espanha do pós-guerra civil, uma garota deve se confrontar com a violenta realidade do país. Imperdível!

0 comentários:

Bookmark and Share